quinta-feira, 29 de março de 2012

Bullying na Escola



Universidade Metodista
                                                              
      Curso de Pedagogia 6º Período                                                             
      Pólo de São José dos Campos – SP                                                                 
     Cleonice de Souza Araújo- 180109                                       
     Juliana Aparecida Alves de Souza-182934
     Lurdes da Conceição dos Santos-180098   
     Maria Helena Hernandez-180659                         
     Maria Lúcia Dias-182072                                                                        
            
Pesquisa mostra dados do bullying nas escolas de São José dos Campos               
     Adolescentes relatam as agressões que sofrem no ambiente escolar

Um em cada três adolescentes, com idade entre 12 e 14 anos já foram vitima do bullying.
O prazer de quem pratica esse tipo de violência é ver o sofrimento da vitima.
O agressor escolhe geralmente crianças com autoestima baixa e com alguma característica que possa ser zoado como (orelha de abano, ser gordo, sócio cultura e outros fatores que possam comprometer sua integridade).
Quando o Agressor chega ao estágio da agressão, é porque ele se sente todo poderoso e não sofrerá alguma punição.
Se uma criança bem orientada e com autoestima elevada o efeito do bullying não ocorrerá.
 
                            
 Esse tipo de comportamento entre os adolescentes precisa ser banido da sociedade através com a união dos familiares, escolas e o Poder Público.
Tanto o Agressor e a Vítima precisam de tratamento psicológico e orientação sobre valorização da ética, respeito ao próximo e da e a importância de se conviver em sociedade.                                                            
             

                                            
                                                                         Bibliografia: www.vnews.com.br


domingo, 25 de março de 2012

Música na Educação


Universidade Metodista

Curso de Pedagogia 6º Período
Pólo de São José dos Campos – SP
Nome: Cleonice de Souza Araújo- 180109
Juliana Aparecida Alves de Souza-182934
Lurdes da Conceição dos Santos-180098
Maria Helena Hernandez-180659
Maria Lúcia Dias-182072


A Musicalização no Processo Ensino-Aprendizagem
Na Educação infantil e séries Iniciais


A Música tem elementos que contribuem para o desenvolvimento da inteligência e a integração do Ser.

 Ajuda no despertar do aprendizado e a construção de conhecimento e traz benefícios para a Educação Inclusiva.
 Uma criança tímida, essa atividade proporcionará momentos de comunicação e de interação com seus coleguinhas, sem invadir sua privacidade.
  Faz com que o aluno usa sua imaginação e que possa perceber sentir, imitar, criar e refletir sobre sentimentos e ações a sua realidade.
  É uma linguagem e uma maneira de transformar a experiência vivida em objeto de conhecimento através do sentimento.
As brincadeiras lúdicas em jogos e atividades em forma de canção a criança fica mais participativa.
Dependendo da música, ambiente e atividades propostas à calma, relaxas e despertas o consciente.


                    
Bibliografia: www.Google.com.br


sexta-feira, 23 de março de 2012

Inclusão




Universidade Metodista

Curso de Pedagogia 6º Período
Pólo de São José dos Campos – SP
Nome: Cleonice de Souza Araújo- 180109
Juliana Aparecida Alves de Souza-182934
Lurdes da Conceição dos Santos-180098
Maria Helena Hernandez-180659
Maria Lúcia Dias-182072                                                                        
  
Eventos




                      Associação apresentou programa
   artística com foco na inclusão
  
                            o dia 21de março dia da Síndrome de down, 80 alunos as Asin (Associação para síndrome de down), de São José dos Campos, jovens e crianças mostraram talento em show de dança de rua e clipe de música.
Programa da primeira mostra cultural, oportunidade de conhecer e incentivar o trabalho artístico de jovens e crianças realmente especiais.            
                              












    










    
                                              Bibliografia: www.vnews.com.br
                    






A Diversidade Cultural na Escola


Nome: Cleonice De Souza Araújo-180109
Juliana Aparecida Alves de Souza-182934
Lurdes da Conceição dos Santos-180098
Maria Helena Hernandez-180659
Maria Lúcia Dias-182072



O DESAFIO DE TRABALHAR A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA
O trabalho pedagógico deve ter uma visão democrática, admitindo as diferenças como um elemento fundamental no ensino-aprendizagem. Um dos desafios da escola é reverter esse papel encarando a diversidade cultural como meio de transformar a escola e a sala de aula num ambiente “aprendizagem significativa”. 


O papel da escola é trabalhar em conjunto com professores, alunos, funcionários, pais e a comunidade, todos devem lutar contra as atitudes preconceituosas na escola. As diferenças estão em todos os lugares, na família, no trabalho, na escola etc.
É preciso respeitar as diferenças, o negro, o índio, o gordo, o magro, o baixinho, o aluno com necessidades especiais, todos tem direito a ser tratados com respeito, e a escola tem como desafio trabalhar essas diferenças, pois ser diferente é normal.

   A escola deve ser um lugar de respeito à adversidade


Bibliografia: Diversidade na Educação: Como indicar as diferenças?

Organização: 
Ricardo Henriques, 

Cláudia Tereza Signori Franco

Jorge Luiz Teles

Cidadania


Universidade Metodista

Curso de Pedagogia 6º Período
Pólo de São José dos Campos – SP
Nome: Cleonice de Souza Araújo- 180109
Juliana Aparecida Alves de Souza-182934
Lurdes da Conceição dos Santos-180098
Maria Helena Hernandez-180659
Maria Lúcia Dias-182072
Professor: Edson Fasano
Titulo: O contexto da Prática Pedagógica e o contexto Sócio-histórico dos alunos


Educação de boa Qualidade

O Espaço onde a criança se socializa, caracteriza sua qualificação de conhecimento como cidadão.
A Escola é o lugar onde o Ser Humano tem como oportunidade para o seu desenvolvimento físico e cognitivo.
Através do meio cultural, socioeconômico que o aluno traz e o ambiente que a escola proporciona contribuem para a formação da construção da identidade.
Para que o individuo possa vivenciar aquilo que aprendeu e defender como metas e objetivos, para o seu enfrentamento social.
O Professor deve oferecer um ensino que proponha aprendizagem, conhecimentos sobre a realidade presente, contextos geográficos, culturais, acontecimentos históricos, etc..
A maneira que o aluno percebe, observe é a porta do conhecimento e a experiência algo importante, que faz o sentido do aprender.
O Educador deve ter uma visão ampla dos fatores curriculares e conhecimentos sobre o conceito do diálogo do assunto a ser debatido entre os alunos. 
A criança deve aprender desde pequena a conviver em sociedade e ter princípios éticos.



Bibliografia: http://siteantigo.paulofreire.org/Noticias/NoticiaEducarParaEPela
CidadaniaDesdeAInfancia

sábado, 10 de março de 2012

Atividade do Forum

Universidade Metodista
Pólo de São José dos Campos – SP
Curso: Pedagogia 6º Período
Grupo:
Cleonice De Souza Araújo180109
Juliana Aparecida Alves de Souza182934
Lurdes da Conceição Santos180098
Maria Helena Hernandez 180659
Maria Lúcia Dias 182072

O estágio é muito importante, pois fornece conteúdos para a formação da identidade profissional e particular de quem pratica.
Através do estágio o profissional terá a certeza de sua escolha pedagógica.