Universidade
Metodista
Curso
de Pedagogia 6º Período
Pólo
de São José dos Campos – SP
Nome:
Cleonice de Souza Araújo- 180109
Juliana
Aparecida Alves de Souza-182934
Lurdes
da Conceição dos Santos-180098
Maria
Helena Hernandez-180659
Maria
Lúcia Dias-182072
Conseqüências da violência Social na Escola
A importância da
união na escola, família e sociedade ao combate a violência.
O Dever Público e
suas obrigações ao combate e no auxilio com a família e a escola para uma
sociedade melhor.
Muitas famílias
destituem da sua função de educar achando que o dever de educar é só da escola.
Ausência de limites e
educação se torna referências para o Ser Humano como fator negativo na
construção da identidade como futuro cidadão.
A violência é um fator tão grave que está no decorrer nos dias de hoje (no meio em que se vive e se relaciona no trabalho, escola e outros ambientes sociais. A violência é retrato das famílias destruturadas. É importante a necessidade de estabelecer relação família e escola no processo educacional.
Por isso é importante
a participação da comunidade nos Projetos elaborados pela escola.
Na época do Estado Novo,
a mulher era encarregada da responsabilidade da educação de seus filhos e o homem
com a obrigação do trabalho para o sustento da família.
Atualmente as
famílias não abordam essas práticas teóricas passada. Pois as mulheres hoje
estão atuando no mercado de trabalho (não tendo tempo de se relacionarem,
dialogarem e educarem melhores seus filhos com dignidade.
A falta de tempo, de
ligação afetiva e cognitiva, transmissão de valores éticos e normas. Os jovens
e crianças cada vez mais sem limites, achando que podem tudo. Acabam se
tornando um Ser sem escrúpulo, sem limite e violenta para a sociedade.
Freud diz que o homem
tem a predisposição a violência, nasce e cresce num ambiente violento, por que
a sociedade também é violenta.
A carência de bens
mínimos como um trabalho, serviço, habitação, falta de uma família estruturada
e equilibrada emocionalmente e psicologicamente também são causa para uma
sociedade violenta.
O distanciamento da
escola e da família do aluno não deveria ser tão grande e ambos têm a sua
responsabilidade na formação do cidadão (segundo Parolin (2008).
Muitas crianças se
sentem abandonadas tem a necessidade de chamarem atenção, através do mau
comportamento, práticas violentas para serem percebida (eu existo).
Cada vez mais ocorrem
fatos violentos dentro das escolas como: bullying, brigas, assassinatos e
outros fatores decorrentes.
A sociedade não pode
ficar parada diante desta situação. As famílias, as Escolas e o Poder Público
têm que se unirem e tomarem uma providência através de projetos educativos nas
escolas para a conscientização do problema e a resolução da causa do por que
essa reação violenta.
A violência interfere
na qualidade do ensino e no projeto pedagógico, gerando um desequilíbrio na
disciplina escolar e prejudicando o desenvolvimento das aulas afastando os
alunos e professores dos projetos por causa dos materiais danificados e a verba
que vai para o concerto, poderiam ser utilizados em outras necessidades para o
desenvolvimento da aprendizagem.
Muitas vezes as
crianças agem violentamente sem saber que é um mau comportamento, pois foram
estimuladas através do meio em que elas viveram para a sua sobrevivência.
Vivemos uma época de
incertezas e tensões, faltam de valores éticos, pessoas cada vez mais sem
limite e sem respeito pelo próximo.
A violência acontece
nas escolas desde agressão física, verbal, degradação do espaço físico e
depredação nas janelas e outros atos de vandalismos cometidos contra o
patrimônio escolar, pelos alunos.
Dessa forma sendo necessária
a instalação de alarmes, grades nas janelas, câmeras de vídeo, detectores de
metais dentro e fora da escola para monitoramento dos alunos durante o seu desempenho
escolar.
A escola também é uma
vitima recebendo esse tipo de aluno violento (não tem nenhuma estrutura
política para lidar com esse problema, faz o que pode para a diminuição desse
fator violência).
A adolescência não
deve ser considerada como um estado comportamental de crise no seu
desenvolvimento e sim como o modo de ser ou estado dos jovens para o seu
amadurecimento como Ser Humano.
Os jovens devido à
fase da puberdade mostram-se bastante agressivos ansiosos e agitados, querem fazer
tudo de imediato, buscando a auto-afirmação, são mal humorados e não aceitam
opiniões. Essa fase os Pais tem que
terem muita cautela e paciência, pois os jovens passam por um processo de
amadurecimento e afirmação na sua construção de identidade.
Este amadurecimento
dependerá das experiências anteriores, pois é importante que o jovem tenha vivido
uma experiência afetiva, respeitada e emotiva no seu desenvolver como Ser
Humano.
Alguns
fatores decorrentes que levam os jovens, crianças e adultos rumos à violência:
É
importante que o diálogo e o respeito existam o tempo todo. Pois é através
dele que se obterá uma noção do comprometimento de todos envolvidos e com a
eficácia do planejamento elaborado (um planejamento continua de novas ações a
serem implantados com a participação dos responsáveis envolvidos no processo
educacional).
Uma
sociedade com normas, limites éticos respeitadas teremos cidadãos exemplares.
A
violência nas escolas só terá uma mudança se a sociedade mudar, pois a
violência na escola é reflexo da sociedade.
Referências:
·
Araújo,
Carla. A violência desce para a escola: suas manifestações no ambiente
escolar e a construção da identidade dos jovens. Belo Horizonte: Autêntica,
2002.
·
Brasil.
Guia escolar: métodos usados para a identificação de sinais de abuso e
exploração sexual de crianças e adolescentes -- uma década de lições
aprendidas. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos e Ministério
da Educação, 2004. (Rede de proteção á infância).
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quinta-feira, 3 de maio de 2012
Consequências da Violência Social
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